Todos adoramos comer.
Contribui para a saúde das nossas famílias e faz parte da nossa cultura, das nossas tradições e das nossas melhores recordações.
Em poucas palavras, a alimentação faz parte da nossa identidade.
«A UE e a minha alimentação» («EU And My Food») promove uma alimentação segura e nutritiva. Centra-se igualmente na saúde dos nossos animais e na forma como os tratamos. Trata-se de preservar o ambiente – o solo, a água e o ar – que sustenta as culturas das quais provém uma grande parte daquilo que comemos.
Queremos alimentos que sejam seguros e ingredientes que possamos identificar. E queremos que as alegações sobre os benefícios dos alimentos sejam comprovadas. A UE assegura que os agricultores, os fabricantes e os supermercados fornecem produtos com um elevado nível de segurança e prestam informações acessíveis aos consumidores sobre todos os ingredientes e a sua origem.
A nossa saúde está ligada à saúde dos animais. Partilhamos este planeta com milhares de espécies animais. Cerca de 30 % dos alimentos da Europa provêm de animais e dois terços das nossas colheitas são utilizados para os alimentar. É preciso proteger a saúde dos animais, dando-lhes uma alimentação e um tratamento adequados, para proteger também a nossa própria saúde.
Os alimentos vêm da natureza. As alterações climáticas e a globalização estão a mudar o nosso ecossistema alimentar. Proteger os nossos campos, rios e mares é fundamental para manter os nossos alimentos seguros, proteger a nossa saúde e desfrutar do nosso modo de vida.